Projeto de Dança

"Dança e Qualidade de Vida"
Professor: Joni Simões
​​
Justificativa/Introdução: 

Este projeto visa melhorar a qualidade e aproveitamento do tempo dos funcionários nas empresas e fora delas, por meio da dança de salão, com exercícios específicos e jogos em dança.

Hoje em dia, como forma de diminuir o stress, é muito comum empresas reservarem um período da carga horária de trabalho dos funcionários para práticas de exercícios. Para pessoas que não têm muito tempo ou se sentem desmotivadas a procurar uma academia de dança fora do horário de expediente, inserir um programa de dança como um projeto de qualidade de vida pode ser uma decisão excelente.

A dança de salão além de trazer benefícios para a saúde, também é uma forma de diversão e uma maneira de se relacionar socialmente.


Objetivo Geral

Desenvolver alguns sentidos adormecidos nos participantes, como o sentido visual, auditivo e sinestésico através de exercícios práticos e teóricos utilizando a dança de salão como meio de ampliação para habilidades corporais e emocionais de uma forma divertida e simples. O objetivo primordial é demonstrar que qualquer pessoa pode aprender a dançar e molhorar a postura, a coordenação motora, o equilíbrio, a confiança e a socialização com o grupo a que pertença.


Público Alvo

Funcionários de empresas, escolas e condomínios interessados em aprender a dançar de uma forma lúdica. Sem limite de idade.

Conteúdos:

Em cada aula será abordado um ritmo específico seguido de exercícios para descontração.
Os temas e ritmos abordados em aula serão:

- Samba;
- Forró;
- Chachacha e Merengue
- Sertanejo.

Duração


Serão quatro aulas de uma hora e meia, uma vez por semana, com dia a combinar, ministradas ao fim ou início de cada expediente de trabalho dos funcionários.


Desenvolvimento/Etapas:

Em cada aula serão instruídos conceitos teóricos básicos de um determinado ritmo, bem como sua origem, ao mesmo em que serão desenvolvidos exercícios práticos desse ritmo e exercícios de descontração.


1ª aula: Bases dos Ritmos Latinos Chachacha e Merengue;
2ª aula: Bases do Samba de Gafieira exercícios de ritmo e coordenação motora;
3ª aula: Bases do Forró e jogos em dança;
4ª aula: Sertanejo e Revisão dos Ritmos apresentados anteriormente e conclusão com minibaile e exposição de quadros voltados ao tema da dança.

A partir desse primeiro contato com a dança, e conforme avaliação dos envolvidos o projeto poderá ser estendido por mais tempo.


Plano de Desenvolvimento:

Este projeto foi aplicado na unidade Fisk de Artur Alvim em Abril de 2014 como parte do Projeto de Conclusão do Curso de Formação de Professores e Montagem Coreográfica do Studio Renato Mota.
E pode ser aplicado em qualquer Empresa, Escola ou Instituição.



RELEASE

Joni Simões é professor de dança de salão desde 2001 com participações em Festivais e Espetáculos de Dança.

Em 2008 participou do espetáculo "Excluídos", do diretor e coreógrafo João Carlos Ramos com participação da cantora Yvette Mattos. 

Foi professor do "Estúdio de Dança Fabíola Salatine" de 2009 a 2012 ficando encarregado de aulas e coreografias de dança de salão.

Atualmente trabalha com aulas particulares para alunos iniciantes em um projeto chamado "Primeiros Passos" para pessoas de todas as idades que nunca dançaram e gostariam de aprender.




Fotos do Projeto na Fisk Artur Alvim















Depoimento da Coordenadora da Fisk Artur Alvim Roberta e das professoras Larissa e Raissa.





CERTIFICADO









Certificado de Estágio Externo na Solum Escola de Dança






Um comentário: